segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cadeia Alimentar



Este é um jogo que pode ser aplicado em turmas de  6 ano, para trabalhar o conteúdo de cadeia alimentar. A idéia é que os alunos possam visualizar a cadeia de forma que eles mesmo construam, observando as ordens de produtor e consumidores e classifique de forma adequada.

MONTAGEM: 

Nesta imagem estão todos os materiais utilizados: Papel Oficio, Caneta, Grafite, Papel Cartão,Cola, Tesoura, Régua, Borracha e será necessário figuras de animais que possam formar uma cadeia alimentar, está deverá ser tirada de revista ou ser impressa.


As setinhas são feitas com papel cartão e estás inidicam a ordem em que ocorrem a cadeia alimentar, de fundamental importância na hora da atividade, os alunos deverão utilizá-las.


As figuras serão recortadas de livros, revistas ou impressas.


Deverão ser coladas em papel cartão, para que tenham maior resistência.


Recortadas separadamente.


Em papel cartão deverá ser escrito com caneta ou pincel produtor e consumidores dependendo de quantos elementos existirão na cadeia.


 E por fim fazer de papel oficio ou papel 40kg envelopes onde deverão estar presentes todos os materias para o jogo, as figuras, as setinhas e as ordens.



METODOLOGIA

A turma deverá ser dividida em equipes e cada equipe receberá um envelope com as peças pro jogo, cada equipe deverá montar a sua cadeia, por fim o professor irá verificar com toda a turma se as cadeias foram montadas de maneira correta, e poderá reforçar o assunto explicando novamente quem são produtores e quem são consumidores e como identificá-los em uma cadeia.

Cada professor pode fazer a adaptação que achar necessária para trabalhar com as suas turmas.
Espero que gostem e aproveitem a idéia .

MAPA CONCEITUAL



Pode ser utilizado pelo professor antes do conteúdo ser falado em sala, para saber quais os conhecimentos prévios dos alunos, ou aplicado depois para revisão e fixação de conteúdo.
O mapa conceitual apresentado na figura é apenas um modelo, que pode sofrer adaptações do professor ou dos próprios alunos.

* Cada professor pode fazer a adaptação que achar necessária para trabalhar com as suas turmas.
Espero que gostem e aproveitem a idéia .