segunda-feira, 13 de junho de 2011

"Par perfeito"

Este jogo é bem conhecido. Porém podemos fazer uma adaptação a determinados conteúdos.
Neste caso, irei apresentar uma idéia aos professores, para uma adaptação ao conteúdo de anfíbios.

Montagem do jogo: 




Materail utilizado na montagem do jogo: papel cartão, cartolina, vola, tesoura, pincel, régua, borracha, caneta, papel oficio.
 

Recortar oficio em quadradinhos, em média 10 quadradinhos.


Colar no papel cartão.


Fazer envelopes para colocar as cartinhas.


Escrever em cinco quadradinhos perguntas sobre as caracteristicas dos anfibios em seus estágios de vida. E no outro quadradinho deve ser colocado as respostas para as perguntas que estão nos outros quadradinhos.


Os quadradinhos devem ser guardados dentro dos envelopes para serem entregues aos alunos na hora da atividade.

Metodologia:

A turma deve ser dividida em equipes de 2 ou 4 alunos. A cada equipe será entregue um envelope, ele deverão, disputar entre si de dois em dois que será o fnalista da equipe. 
O jogo funciona da segunite forma:
Os dois participantes da rodada deverão um por vez abrir duas cartas que estaram dispostas a mesa, como se fosse um jogo de memória, a idéia é que eles encontrem o par perfeito, a pergunta certa para a resposta certa. Se caso abrir a carta com resposta e pergunta não correspondente deverá virar novamente a carta e será a vez do outro participante. O vencedor da rodada irá disputar com o vencedor da outra rodada até que saia apenas um vencedor do quarteto.
A idéia do jogo é que eles associem as caracteristicas de cada estágio dos anfibios, procurando perceber que peça se encaixa na pergunta e como associar a resposta a pergunta.

Mas uma idéaia que icam aos professores, espero que gostem e que façam suas alterações conforme a necessidade de cada turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário